Notícias

Chef Francis Mallmann lança livro no Brasil

O prestigiado chef de cozinha da Argentina, Francis Mallmann, lança este mês no Brasil a obra “Terra de Fogos: minha cozinha irreverente”. Publicado pela V&R Editoras, com edição de Trini Vergara e fotografia de Santiago Soto Monllor, o livro é resultado de uma viagem culinária pela terra dos fogos, no extremo sul do continente americano.

Cozinhando quase sempre ao ar livre, Mallmann prepara carnes na grelha, na chapa ou guisadas em grandes caçarolas de barro. Pizzas e pães são sovados com delicadeza e assados com precisão. Trutas, preparadas de cinco maneiras diferentes, remetem à memória de um aprendiz de pescador. Pratos clássicos argentinos, como o choripán, além de uma homenagem à batata, grande especialidade do chef, ganham surpreendentes combinações.

As massas também ganham destaque. Pennes, raviolis, panquecas e nhoquis remetem à juventude de Mallmann, aos tempos de ofício no San Domenino, em Ímola, e na Enoteca Pinchiorri, em Florença (Itália). O capítulo dedicado às sobremesas é um deleite aos olhos e começa com uma definição inconfundível: “Quando escolhemos uma sobremesa, que ela seja sanguinária, criada e preparada com luxúrias, longe das balanças. Devemos ter direito à liberdade”, profetiza Mallmann.

As mais de 200 fotografias capturam as cenas da cozinha, os diferentes aromas dos ingredientes utilizados, e transportam o leitor para as paisagens percorridas pela equipe. A publicação inclui, ainda um detalhado manual de instruções para construir um fogão de ferro portátil, como o utilizado durante toda a viagem.